Lição há mais de 100 anos - Sábias palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas

11/02/2012 18:22

 

A história da Umbanda começou a ser escrita através do Caboclo das Sete Encruzilhadas que, ao ser questionado pelo membro da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, José de Souza, explicou a razão de ser, a função de existir e o porquê da Umbanda ao manifestar-se pela primeira vez no médium Zélio Fernandino de Moraes, um jovem de apenas 17 anos.

Escolhi este pequeno trecho das sábias palavras do caboclo, que servem de exemplo a todos que lutam pelo respeito social independente de classe, cor ou religião:

"Deus, em sua infinita bondade, estabeleceu na morte, o grande nivelador universa. Rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos tornam-se iguais na morte, mas vocês homens preconceituosos, não contentes em estabelecer diferenças entre os vivos, procuram levar estas mesmas diferenças até mesmo além da barreira da morte.

Por que não podem nos visitar estes humildes trabalhadores do espaço, se apesar de não haverem sido pessoas importantes na Terra, também trazem importantes mensagens do além?

Porque o não aos caboclos e pretos-velhos? Acaso não foram eles também filhos do mesmo Deus?

…Amanhã, na casa onde meu aparelho mora, haverá uma mesa posta a toda e qualquer entidade que queira ou precise se manifestar, independente daquilo que haja sido em vida, todos serão ouvidos, nós aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos aqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas a nenhum diremos não, pois esta é à vontade do Pai."

Inspirador pensar que na Umbanda todos podem “entrar”, que todos são recebidos, todos são atendidos diante de seus merecimentos, independente do que são ou do que foram. Um belíssimo aprendizado sobre Amor, Compaixão e Esperança, um grandioso exemplo para todos nós umbandistas, não é mesmo?

 

Texto: Paloma Cremonesi

fonte: www.minhaumbanda.com.br

Voltar