Adorei as Almas

12/05/2013 20:03

 

No mês de maio é celebrada a festa de Preto Velho, dia 13, data que marca o Dia da Libertação dos Escravos.

Para falar dos nossos Pretos Velhos temos que lembrar de um triste episódio da história da nossa colonização, onde milhões de negros africanos foram tirados de suas colônias para servirem de mercadoria em nosso país. Foram quase quatro séculos de exploração e mais de 75 milhões de escravos que aqui construíram famílias e descendentes.

O mais importante é que seus cultos resistiram à dominação , com suas "macumbas", rezas, cantos, atabaques, velas, ervas e  mirongas.  E hoje quando falamos na corrente das Almas é nesses negros que pensamos,  que voltaram para a prática da caridade e do aprimoramento moral e espiritual.

Eles representam a humildade, força de vontade, sabedoria, amor e caridade.  Com muita paciência preservam suas falas características passando um grande exemplo: não possuem  raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.

Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto-Velho. Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma. Assim como crianças, caboclos e outras Linhas de Umbanda. Esses espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda assim, com essa identidade e afinidade.

O espírito que evoluiu tem a capacidade de assumir qualquer forma, pois ele é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma consequência do que eles tenham que fazer na terra. Tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão.

Nossa mentora, a Vó Maria, passou muitas lições nestes anos todos. Na última conversa, em 7 de maio, ela lembrou de um ponto muito importante: "...consegui cumprir a missão de formar filhos com os novos ensinamentos da Umbanda, sem vícios, e que todos são livres como passarinhos. Independentemente de onde os meus filhos voarem, irão perpetuar a lição que passei...". Adorei as Almas!

 

Por Paloma Cremonesi e Rodrigo Góes

Pesquisa: https://cantodoaprendiz.wordpress.com

Voltar