Carnaval - Comemore sem Excessos

10/03/2013 18:57

 

Mais um carnaval passou e, como umbandistas, sabemos da carga energética negativa que fica em nosso planeta. Os excessos cometidos pela maioria com bebidas, drogas e sexo abrem portais das esferas inferiores trazendo para junto dos encarnados espíritos zombeteiros e atormentados que influenciam as pessoas que se entregam a esses exageros.

 

Pessoas esclarecidas espiritualmente sabem que não apenas no carnaval, mas nos 40 dias que sucedem essa festa, precisamos ter muitos cuidados, ficar em vigília nas orações e pensamentos, firmar nossos pontos, tomar nossos banhos e elevar os pensamentos. A nossa proteção está nas atitudes e na nossa fé.

 

Se buscarmos na história cultural do Brasil, o carnaval surgiu junto com os terreiros de Umbanda do Rio de Janeiro. Os poetas subiam os morros para juntos das entidades receber inspirações para suas letras. Também eram juntos dos terreiros que os primeiros sambistas pediam proteção para formar os blocos carnavalescos até então perseguidos pelos federais. O ritmo e instrumentos utilizados até hoje nas baterias das escolas de samba foram trazidos das casas das Mãe de Santo, transformando o maxixe no samba que conhecemos.

 

Não é a toa que muitas escolas prestam homenagens aos Orixás. Aliás, para a Umbanda, que ainda é tão mal vista por tantas pessoas, ter esse tipo de manifestação, receber esse tipo de homenagem através desses sambas que menciona os Orixás, é magnífico. O carnaval também se mostra como uma homenagem à Umbanda, com letras de samba-enredos enaltecendo os Orixás. Além disso, precisamos olhar para o carnaval como a maior festa popular brasileira e que gera muitos frutos positivos durante todo ano, movimentando a economia e dando oportunidades de empregos aos moradores das comunidades.

 

Estar com o ponto firmado, apreciar esse momento de alegria - sem excessos -, talvez seja a melhor maneira de continuar a jornada de desenvolvimento e crescimento espiritual. 

 

Voltar