Cosme e Damião - História e a Nossa Festa

11/11/2012 20:23

 

O site da Vó Maria fez uma breve pesquisa sobre São Cosme e Damião, estes que têm uma data a ser comemorada no próximo dia 27 de setembro. Os relatos históricos apontam para dois filhos de famílias cristãs, no século III, na Arábia, porém estudaram medicina na Síria e foram praticá-la - caridosamente - na Ásia Menor.

À época, chamaram a atenção das autoridades  justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autorizou a perseguição aos cristãos. Acusados de feitiçaria, Cosme e Damião resistiram a diversas torturas até que foram decapitados. Seus restos mortais foram levados para Roma e depositados na igreja que adotou o nome dos Santos.

São Cosme e Damião, além de serem os protetores das crianças, são considerados os protetores de médicos e farmacêuticos, por causa de seus trabalhos de curas, sem qualquer cobrança dos necessitados.

Nesta pesquisa do site, pode ser notado também que São Cosme e Damião são tão populares quanto Santo Antônio e São João e, principalmente na Bahia, há grandes festas em homenagens aos santos gêmeos, sempre regado a muita fartura na comida.

O caruru dos meninos é o prato típico, mas é comum servir aos familiares, amigos e quem passar pelas casas durante as festas, pipoca, abará, cana cortada em tiras, acarajé, batata doce, abóbora, entre outros. Também é comum distribuir pequenos saquinhos recheados de doces, balas e brinquedinhos às crianças nas ruas.

Na Umbanda, a falange de Ibejí é composta de meninos e meninas de todas as raças e idades. Também chamados de Erês e sua cor é o rosa. São Cosme e Damião são filhos de Iemanjá, rainha das águas e do mar, e de Oxalá, nosso pai de toda a criação. Um detalhe é a presença de Doum, uma criança que aparece junto a São Cosme e Damião, em imagens, que é o protetor de crianças de até sete anos de idade.

No Templo de Luz Vó Maria a festa de São Cosme e Damião é uma grande festa. Todos se envolvem para retribuir a alegria que as crianças trazem ao nosso lar. Balas, doces, bolos, refrigerantes e muita fé são oferecidos nesta celebração. Em 2012, a comemoração 

Voltar