Firmeza dos Médiuns

24/03/2013 20:31

 

Todos os presentes em um Templo de Umbanda são responsáveis pelo bom desenvolvimento da casa. Eles devem tomar certos cuidados para seu perfeito desenvolvimento espiritual, tanto fora do templo evitando excessos, fanatismo e mantendo o equilíbrio emocional, quando durante os trabalhos, firmando sua fé e mantendo a vibração positiva com os Orixás oferecendo muita luz aos assistidos. Para facilitar o trabalho espiritual, os médiuns, sejam cambonos, assistentes ou incorporados, devem fazer uma importante preparação nos dias de gira. Sua aura precisa estar limpa. Recomenda-se banho de erva e mentalização em bons pensamentos.

O princípio desta mensagem é alertar a todos os médiuns sobre a importância da concentração durante os trabalhos. Firmar um ponto e manter a corrente unida evitam que espíritos zombeteiros, necessitados e/ou perdidos causem desconforto e atrapalhem o desenvolvimento do dia. Durante todo o trabalho, os presentes devem canalizar as energias para a luz de nosso pai Oxalá e seus Orixás pedindo força, auxílio e sabedoria para agir em situações adversas.

Essa concentração é perdida por conversas paralelas, muitas vezes sem qualquer maldade e natural do ser humano, mas que naquele momento precisam ser evitadas. Os médiuns incorporados têm tanta relevância na Umbanda, quanto os cambonos e os assistentes, ou os próprios assistidos. O conjunto de forças gerado por essa equipe contribui para uma gira harmônica. Portanto, durante a reunião as terças-feiras, mantenha o silêncio. Deixe apenas seu pensamento ligado ao nosso Pai Maior. Não quebre essa corrente.

Para termos um dia de trabalho produtivo no Templo, recomenda-se que as pessoas mantenha-se interadas sobre a religião. Estude fundamentos e princípios do espiritismo. Caso falte inspiração ou algum texto, livro ou site, acenda uma vela e peça ao seu guia espiritual um caminho para enriquecer o seu conhecimento. Na dúvida, comece pelo Livro dos Espíritas. Passe pelo Livro dos Médiuns. Intercale com um romance espírita. Entre no universo umbandistas de Robson Pinheiro e Rubens Saraceni...

Por fim, mantenha a persistência no seu desenvolvimento mediúnico. Todos nascem com o dom deste desenvolvimento. Basta praticarmos. E isso já está sendo realizado a partir do momento que você tomou a iniciativa de frequentar um Templo de Luz da Umbanda, seja por dor, seja pelo amor. Com a união do nosso exército na Terra e o apoio do exército espiritual (veja mensagem ao final, abaixo), seremos uma só força para o bom desenvolvimento da casa, teremos resultados produtivos e auxiliaremos  os mais necessitados.

 

Para finalizar uma mensagem retirada do site Terreiro do Pai Maneco:

Deve ser avisado a todas as pessoas das giras que a Umbanda mantem um exército que obedece as ordens de Oxalá. Igual ao exército da Terra, os soldados da Umbanda tem como compromisso assumido no Amaci: defender os fracos; enaltecer os humildes; coibir a prepotência; tirar da escuridão os aflitos, os desesperados e os obsediados; curar os doentes; alegrar os tristes; acalmar os nervosos; aliviar a dor; encaminhar os desajustados; salvar os viciados e trazer honra para a religião brasileira que é a Umbanda. Quem não quiser fazer isso pode se juntar aos pedintes do amor. Quem se doa, ganha."
CABOCLO JUNCO VERDE

 

Texto: Rodrigo Góes

Voltar