O PODER DAS ERVAS

10/03/2011 22:17

ALECRIM

Sabemos e é comprovado o uso  das ervas nas curas do  organismo humano, mas agora podemos ter a opção de tê-las como curativas da alma.

As ervas são produzidas no maior laboratório elemental da natureza: a Terra. Observando-as e estudando-as sabemos em que situação usá-las. Poderá ser na forma de incenso, fusão, óleos, chás,  sendo que no caso de ingestão, deve-se sempre consultar um especialista, que será o melhor indicador de como usá-las corretamente.

Muitos tem por hábito apenas ferver as folhas de determinada erva, para que seu vapor purifique o ambiente e a alma das pessoas que nele se encontram. Tente. Será algo novo que lhe deixará repleto! Relacionamos algumas ervas, por seus nomes mais conhecidos e  populares: Uso medicinal do Alecrim
O Alecrim é usado no tratamento da asma, anemia, bronquite, palidez, dismenorréia (menstruação dolorosa) , estresse, esgotamento nervoso, digestão difícil, febre, gases intestinais, gastrite, gripe, leucorréia (corrimento vaginal), nervosismo e tosse. Atua como tônico cardíaco e do sistema nervoso.

Alecrim - Indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.

 fontes:https://plantas-medicinais.net/alecrim-beneficios-do-uso-medicinal-do-alecrim.html

https://www.essencialsites.com.br/POD%20ERVAS.htm

 

ARRUDA

É umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época na colonização. Quando colocada num ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas.

Uso Medicinal: O chá de Arruda é um tradicional calmante de nervos usado no Sul do Brasil. Principalmente para crianças e em doses absolutamente controladas pelo risco que envolve o uso da Arruda. Normalmente o uso do chá da Arruda é feito com poucas folhas e o emprego é parcimonioso. Seus efeitos são efetivos e comprovados. É altamente perigoso o uso em doses fortes e elevadas. Não é recomendado o uso em mulheres grávidas .

É indicado para Dor de cabeça ; Vermífugo; combate o mau hálito; calmante poderoso; digestivo fortíssimo; anti-séptico de pele.

Cuidados: Pode possuir ação hemorrágica devido à suas propriedades emenagógicas (que provoca menstruação), induzindo às vezes ao aborto

fontes:

https://www.terra.com.br/esoterico/fengshui/colunas/2003/09/10/001.htm

https://www.cultivando.com.br/plantas_medicinais_detalhes/arruda.html

https://www.dicasdebebidas.com.br/ntc/default.asp?Cod=31

 

MANJERICÃO

 Além do sabor especial que esta planta confere aos pratos em que é acrescentada, ela também é aplicada terapeuticamente. O seu perfume emanando pela casa, traz harmonia e vigor ao casamento. Plantado em vasos, inibe a entrada de energia negativa. Nos florais, é indicado para pessoas desorganizadas e indisciplinadas.

Uso Medicinal: Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta. As propriedades relaxantes agem nos tratos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca 

 

fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351890.shtml

 

 

LOURO

 Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser usadas para prosperaçãos dos negócios e adivinhações. É também usado como amuleto para evitar as negatividades. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.
 

Uso Medicinal: facilita a digestão e elimina os gases do tubo digestivo. É portanto útil aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas. Suavemente diurético, estimula a menstruação e regula do ciclo menstrual. Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteomusculares (de ossos e músculos). 

CONTRA-INDICAÇÕES: As grávidas devem evitar a sua ingestão.

 

fontes:

https://www.circulosagrado.com/cs/magia/ervasmagicas.php 

 

Guiné

Partes usadas: Toda a planta, especialmente a raiz, mas apenas em uso externo, em compressas.

Propriedades medicinais: Indicada para afecções da cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos. O pó da raiz ameniza a dor de dente.
Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta.
Espiritual: A Guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de protecção colocados à porta das casas. A Guiné funcionaria como uma espécie de "antena"que captaria as más vibrações, que seriam então neutralizadas pelo poder desinfectante da arruda.
Modo de usar: Pode usar em banhos de descarrego fervendo em água depois coando a mesma e deitar no seu corpo, ou então também pode queimar, servindo como defumação.
 

CONTRA-INDICAÇÕES: As grávidas devem evitar a sua ingestão.

 

fontes:

https://www.circulosagrado.com/cs/magia/ervasmagicas.php 

Voltar